Cidadão pode garantir benefício de R$ 1.212 mesmo sem ter contribuído com INSS

Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Brasileiros que nunca contribuíram com a Previdência Social podem estar aptos a receber o benefício de um salário mínimo em 2022 do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O benefício é conhecido em função do  Benefício de Prestação Continuada (BPC), que é um auxílio destinado para as pessoas de baixa renda, que possuem no mínimo 65 anos ou aquelas que tenham alguma deficiência: física, mental, intelectual ou sensorial a longo prazo.

Para estar apto a receber os valores é preciso se enquadrar em alguns requisitos. Precisa ter renda mensal per capita igual ou menor a 1/4 do salário mínimo (R$ 303 em 2022), estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal e dispor de documentos que comprovem a condição de deficiente, como laudos, receitas e prontuários.

Para ter direito ao Benefício de Prestação Continuada (BPC), o cidadão deve comparecer ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo da sua casa, ou solicitar em canais digitais de atendimento do INSS, tais como Telefone 135, o aplicativo “Meu INSS” e Agências da Previdência Social (APS).