Primeiro-ministro ucraniano ignora ultimato russo em Mariupol

Eles vão lutar até o fim", assegurou Denys Shmyhal

Foto: National Police of Ukraine/Divulgação

Os últimos defensores de Mariupol permanecem na cidade e “lutarão até o fim” contra as tropas russas, disse o primeiro-ministro da Ucrânia, Denys Shmyhal, em entrevista transmitida pela rede norte-americana ABC, neste domingo.

“A cidade não caiu. Nossas forças militares, nossos soldados ainda estão lá. Eles vão lutar até o fim”, assegurou Shmyhal, horas depois de um ultimato russo. As informações foram divulgadas pela Agência France Presse (AFP).

Soldados ucranianos sitiados em Mariupol parecem ter ignorado a ordem russa para depor as armas e sair do porto, estratégico, no sudeste da Ucrânia.

O primeiro-ministro ucraniano também rejeitou as recentes alegações do presidente russo, Vladimir Putin, de que as tropas de Moscou venciam a guerra, depois de dois meses de conflito.

“Nenhuma grande cidade caiu. Apenas (a cidade de) Kherson está sob o controle das forças russas, mas todas as outras cidades estão sob o controle da Ucrânia”, insistiu Shmigal, especificando que mais de 900 municípios, incluindo a capital, Kiev, permanecem livres da ocupação russa.

“Atualmente estamos lutando na região do Donbass e não pretendemos desistir”, acrescentou, falando em inglês.

Em entrevista também transmitida neste domingo para a rede de televisão americana CNN, o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky descartou a ideia de deixar Moscou tomar a região do Donbass e parte do leste da Ucrânia para impedir o banho de sangue.

“A Ucrânia e seu povo são claros sobre isso. Não temos direito aos territórios de ninguém, mas não vamos abrir mão do nosso”, disse ele.