O Tampinha Legal ultrapassou mais de 846 toneladas de tampas plásticas recolhidas, o equivalente a 70 carretas de matéria-prima. Estes volumes transformam-se em mais de R$ 1,8 milhão destinados integralmente para entidades assistenciais participantes.
Maior programa socioambiental de caráter educativo em Economia Circular da indústria de transformação do plástico da América Latina, o Tampinha Legal possui cerca de 3 mil pontos de coleta distribuídos pelo Brasil nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais, São Paulo, Alagoas, Pernambuco, Goiás, Bahia e no Distrito Federal.
Presente há mais de 5 anos em diversos segmentos como órgãos públicos, comércio e escolas, o programa Tampinha Legal, de acordo com Simara Souza, coordenadora do Instituto SustenPlást, é a Economia Circular acontecendo na prática diariamente e em todos os ambientes.
“Estes números impressionantes refletem uma nova realidade em que as pessoas estão assumindo a própria responsabilidade enquanto cidadãos e compreendendo a sua função no Triple Bottom Line, o tripé da sustentabilidade econômica, social e ambiental. Afinal, o plástico é uma matéria-prima muito nobre, que vale dinheiro, e é 100% reciclável, retornando à indústria para produção de novos artefatos cotidianos”, explica Simara.