Prefeitura de Porto Alegre contabiliza furto de 1,2 mil metros de cabos de energia desde o início do ano

Nesta sexta-feira, ação criminosa na Carris resultou em prejuízo de cerca de R$ 40 mil

Furto de fios de energia prejudicou diversos serviços na Carris nesta sexta-feira | Foto: PMPA/Divulgação

Um levantamento realizado pela concessionária IPSUL revelou que, desde o início do ano, pelo menos 1,2 mil metros de cabos de energia foram furtados em Porto Alegre. Conforme o balanço, até o momento, a Redenção, o Parque Marinha e o Parcão foram as áreas de maior incidência desse tipo de crime. Além dos cabos, a empresa também constatou o furto de 136 luminárias, todas instaladas recentemente.

De acordo da prefeitura, o último caso de maior repercussão ocorreu na madrugada desta sexta-feira. Na ocasião, fios foram furtados na companhia Carris, afetando setores como os de limpeza, manutenção e abastecimento da frota de ônibus. Por conta disso, o município teve de desembolsar cerca de R$ 40 mil para reparar os cabos e restabelecer a energia.

Segundo o diretor-presidente da Carris, Maurício Cunha, geradores foram acionados para não afetar ainda mais o trabalho da companhia. “Felizmente, a ação criminosa não afetou a operação, que seguiu normalmente, com o cumprimento de todas as tabelas horárias sem prejuízos à população”, ressaltou.

Por conta da situação, durante a semana o prefeito Sebastião Melo (MDB) reuniu a equipe de governo e criou uma força-tarefa com a cooperação das forças de segurança, para tentar coibir a ação dos assaltantes.

Como denunciar

Caso presenciem alguma situação suspeita de furto de fiação, seja na iluminação ou em mobiliários (placas) de trânsito, moradores da capital devem acionar a Guarda Municipal pelos telefones 153 ou 156.