Decisão sobre a concessão do Dmae é o tema do ano, diz Melo

Prefeito viaja neste domingo para tratar sobre o assunto com empresa do Rio de Janeiro

Foto: Alex Rocha/PMPA/CP

O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), viaja neste domingo para cumprir agendas em Piracicaba, Rio de Janeiro e Niterói. A pauta dos encontros é única: a concessão de serviços de água, esgoto e drenagem urbana. “Temos de tomar neste ano a decisão sobre conceder o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) à iniciativa privada para operar a água, esgoto, e a drenagem. Ou apenas uma parte. Este é o tema do ano. Essas visitas nos darão uma segurança para a tomada de decisão, que valerá para os próximos 40 anos. Portanto, a responsabilidade do gestor é enorme, ela dobra”, disse Melo à coluna.

O prefeito destacou que tem uma posição muito clara de que o serviço público pode ser prestado pelo público e muitas vezes pelo privado. “Esta situação vale para a saúde, para a assistência, o asfalto e também para a água, esgoto e drenagem”, defendeu o emedebista. Nesta quarta-feira, Melo e secretários visitaram, por mais de três horas, a PPP da Corsan em Canoas. A empresa que faz a operação no município gaúcho é a mesma que atua no Rio de Janeiro. “Encontrei um furo na agenda, corrida, para fazer esta viagem, que nos dará uma melhor condição e viabilizará mais elementos para o comitê gestor e para a tomada da decisão” destacou Melo.

Além do prefeito, acompanharão os compromissos o diretor do Dmae, Alexandre Garcia, e a secretária de Parcerias, Ana Pellini. A possibilidade de concessão do Dmae já vem gerando há tempo embates e polêmicas na Câmara de Porto Alegre e enfrenta resistências de servidores.