Para quem ainda não foi às compras para a Páscoa, a Associação Gaúcha de Supermercados (AGAS), mostra que a venda de produtos para a data será menor que em 2021, em volume e resultado financeiro. Conforme os supermercadistas, a venda regular para a data girava em torno de 8 milhões de ovos de chocolate. Este ano deverá atingir o máximo de 6 milhões, resultado de produtos até 15% mais alto.
Um levantamento do Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo (Ibevar) revela que, no país, a intenção de compra para a Páscoa caiu 6,7% este ano, comparado com 2021.
De acordo com o instituto, o comportamento de vendas é um reflexo não só do preço, mas também no fim do auxílio emergencial. De 2019 a 2020, a queda foi 48,3% por conta da pandemia. Pesquisa do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV) revela que os itens mais consumidos na Páscoa tiveram aumento de 3,93% nos últimos 12 meses.