Vigilância em saúde realiza ações de prevenção à dengue em 14 bairros da Capital

São 69 agentes que trabalham vistoriando possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti

Foto: Cristine Rochol/PMPA

Quatorze regiões da cidade receberão visitas de Agentes de Combate a Endemias (ACE) nesta semana em decorrência da confirmação de casos de dengue. Nesta quarta e quinta-feira as visitas domiciliares serão nos bairros Camaquã, Restinga, Lomba do Pinheiro, Bom Jesus e Partenon (imediações da rua Ivo Janson), Medianeira, Jd Botânico, Santa Tereza, Centro Histórico e Cidade Baixa. Ontem os trabalhos ocorreram em parte dos bairros Menino Deus, Santa Cecília e São João – imediações da rua Carlos von Koseritz e no Beco dos Marianos.

O gerente da unidade de vigilância ambiental da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Alex Lamas, destaca que os agentes dão prosseguimento ao trabalho de orientação e intervenção nas condições ambientais para o enfrentamento dos surtos de dengue nos territórios. São 69 agentes, que trabalham em duplas ou grupos maiores de forma a apoiar os moradores no controle mecânico dos criadouros do mosquito Aedes aegypti. “O trabalho é programado com base na notificação de casos suspeitos realizada para a Vigilância Epidemiológica da SMS, que gera um mapeamento e priorização de determinados territórios”, explica Lamas.

Nas visitas, os agentes fazem busca ativa de novos casos suspeitos e orientam para encaminhamento à Unidade de Saúde referência do morador. Entre as orientações nas áreas com confirmação de casos ou notificação de suspeita de dengue, são de cuidado individual, como uso de repelente, e ambiental, com apoio ao morador na busca e eliminação de criadouros ou encaminhamento para áreas de fiscalização e saneamento.

Os trabalhos estão previstos para todo o dia e são suspensos com chuva.