O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, informou, nesta quarta-feira, que o mundo teve, na semana passada, o menor número de mortes por Covid-19 desde o início da crise sanitária. Tedros, no entanto, alertou que este não é o momento de “baixar a guarda”, uma vez que muitos países ainda enfrentam repique no número de casos da doença.
Em entrevista coletiva, o diretor revelou que, de forma unânime, o Comitê de Emergências da entidade decidiu que a pandemia continua sendo uma “emergência de saúde pública”. “Longe de ser o momento de baixar a guarda, este é o momento de trabalhar ainda mais para salvar vidas”, disse.
Guerra
Tedros Adhanom ressaltou ainda que esta quinta-feira, 14, marcará 50 dias desde a invasão da Ucrânia pela Rússia. Segundo ele, 4,6 milhões de refugiados já deixaram o território ucraniano e houve 119 ataques confirmados a instalações de saúde. “Serviços de saúde continuam sendo severamente afetados”, comentou, instando Moscou a retornar às mesas de negociações em busca da paz.
- Com informações da Agência Estado