Quadrilha que faturou R$ 1 milhão vendendo carros roubados na Internet é alvo da polícia

Operação cumpre 13 ordens judiciais em Porto Alegre, Viamão e Alvorada

Investigações tiveram início, há quase dois anos, com a denúncia de uma vítima. Foto: Polícia Civil/Divulgação

Uma quadrilha que teria movimentado mais de R$ 1 milhão com a venda de veículos roubados na internet é alvo de uma ofensiva da Polícia Civil nesta quarta-feira (13). A força-tarefa, que recebeu o nome de “Automarket”, cumpre um mandado de prisão e 12 de busca e apreensão nas cidades de Porto Alegre, Viamão e Alvorada.

As investigações tiveram início, há quase dois anos, com a denúncia de uma vítima – que, após adquirir um carro do grupo, percebeu que ele era clonado. O automóvel foi entregue em uma delegacia. A partir disso, as autoridades descobriram o esquema em que os criminosos usavam documentos falsos para dar aparência de legalidade aos veículos.

Antes mesmo da operação, uma mulher foi presa em flagrante justamente enquanto tentava autenticar um documento falsificado em Canoas. “Chamou a atenção a quantidade de vítimas identificadas ao longo da investigação, inclusive no estado de Santa Catarina”, ressalta o delegado Thiago Lacerda.

A polícia pediu a prisão de dez investigados. No entanto, a Justiça definiu somente a ordem de prisão do indivíduo considerado líder do grupo. Além da prática de estelionato pela Internet, há indícios de que os suspeitos usavam um supermercado para a lavagem do dinheiro obtido às custas das vítimas.

Os envolvidos podem ser indicados pelos crimes de estelionato, receptação, adulteração de sinal identificador, falsificação de documento público, uso de documento falso, lavagem de dinheiro e organização criminosa.