O volume de vendas no varejo brasileiro apresentou alta de 1,1% em fevereiro, comparado com o mês de janeiro. A informação consta da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira. No primeiro mês de 2022, o comércio tinha avançado 2,1%.
O varejo restrito registrou alta de 1,3% na comparação com fevereiro de 2021 e acumula elevação de 1,7% em 12 meses. A receita nominal do varejo restrito também subiu 2,3% em fevereiro, perante o mês anterior, e aumentou 14,3% na comparação com um ano antes.
No varejo ampliado, que inclui as vendas de veículos e motos, partes e peças, e material de construção, o volume de vendas subiu 2% na passagem entre janeiro e fevereiro. Já a receita nominal do varejo ampliado registrou crescimento de 2,9% no mês em fevereiro, na série com ajuste sazonal, e de 14,5% ante um ano antes.
Na passagem do primeiro para o segundo mês de 2022, os destaques positivos foram livros, jornais, revistas e papelaria (42,8%), combustíveis e lubrificantes (5,3%), móveis e eletrodomésticos (2,3%), tecidos, vestuário e calçados (2,1%), outros artigos de uso pessoal e doméstico (1,6%) e hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (1,4%).
No varejo ampliado, que inclui automóveis e peças e material de construção, houve alta de 5,2% em veículos, motos, partes e peças e queda de 0,4% no material de construção, na série com ajuste sazonal. Das 27 unidades da federação, 26 apresentaram alta no volume de vendas em fevereiro, comparado com janeiro.