ANP faz novo leilão para áreas de exploração de petróleo nesta quarta-feira

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

A Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP) começa as 10h desta quarta-feira, 13, no Rio de Janeiro, o leilão do 3º Ciclo da Oferta Permanente de Concessão que tem 78 empresas habilitadas para participar. Estarão em oferta 379 blocos de 14 áreas de bacias marítimas e terrestres.

Entre os 347 blocos em áreas terrestres e 32 blocos exploratórios em setores marítimos, distribuídos em 7 bacias estão Pelotas, que será oferecido pela segunda vez, Santos, Espírito Santo, Recôncavo, Potiguar, Sergipe-Alagoas e Tucano.

A agência não divulgou uma projeção de arrecadação esperada para o leilão desta quarta-feira. Entretanto, nas últimas rodadas do Ciclo da Oferta Permanente, o volume de recursos movimentados foi considerado baixo, chegando a R$ 22,2 milhões em 2019, e R$ 30,94 milhões no segundo, em 2020.

A oferta permanente é o mecanismo pelo qual a ANP coloca à disposição do mercado, de maneira contínua, uma lista de campos devolvidos à União e blocos ofertados em licitações anteriores e não arrematados. Quando há interesse, as companhias sinalizam à agência, que agenda um novo leilão.

O vencedor da disputa por cada bloco será a empresa ou consórcio que oferecer o maior bônus de assinatura (valor em dinheiro ofertado) combinada com a melhor proposta de Programa Exploratório Mínimo (atividades previstas durante a primeira fase de exploração).