Acionistas da Petrobras confirmam hoje a tarde nome do novo presidente

Foto: Tãnia Rêgo/Agência Brasil

A assembleia-geral dos acionistas da Petrobras, que acontece virtualmente na tarde desta quarta-feira, 13, deve referendar o nome de José Mauro Ferreira Coelho para a presidência da estatal, em substituição do general da reserva Joaquim Silva e Luna. O executivo já foi aprovado, por unanimidade, pelo comitê de elegibilidade da Petrobras.

O governo federal tem a maioria dos votos na reunião, que tem ainda participantes dos minoritários e dos empregados na composição do conselho de administração da companhia.

Durante a assembleia também será feita a eleição do presidente do conselho de administração. O Ministério de Minas e Energia (MME) indicou o nome de Marcio Andrade Weber para a presidência do conselho de administração da estatal, e que teve seu nome também aprovado pelo comitê.

O governo anunciou no fim de março que substituiria o general da reserva Joaquim Silva e Luna em meio às insatisfações do presidente Jair Bolsonaro com a política de preços da estatal. No primeiro momento, o indicado pelo governo foi o economista Adriano Pires para assumir a presidência, e o empresário Rodolfo Landim para o comando do conselho.

No entanto, ambos desistiram do convite após vir à tona que seus nomes poderiam ser reprovados pelo comitê de pessoas, pois eles possuem ligação com empresas que se relacionam diretamente com a Petrobras, o que poderia configurar eventual conflito de interesses.