Guarda Municipal dispersa aglomerações no Bom Fim e Centro Histórico, em Porto Alegre

Frequentadores foram orientados a voltar para casa de forma pacífica

POLÍCIA
Motorista de 51 anos, natural de Piraquara, Paraná, morreu no acidente

A Guarda Municipal dispersou duas aglomerações nas ruas de Porto Alegre, na madrugada deste sábado (9). As abordagens aconteceram em um estabelecimento da rua General João Telles, no bairro Bom Fim, e na Praça Júlio Mesquita, no Centro Histórico. Em ambos os casos, os frequentadores foram orientados a voltar para casa de forma pacífica.

No Bom Fim, a situação ocorreu em um estabelecimento comercial que foi autuado por obstrução de via pública. Os clientes estavam em frente ao bar e corriam o risco de serem atropelados. Já no Centro Histórico, a dispersão foi considerada educativa, uma vez que foi identificada a redução de queixas após o início das ações.

As denúncias são recebidas nos números 153 e 156. “As ações integradas entre Estado e Município têm contribuído de forma positiva para assegurar a ordem e garantir a sensação de segurança aos frequentadores dos espaços públicos”, ressalta o secretário-adjunto de Segurança da Capital, Comissário Luis Ernesto Zottis.

No bairro Cidade Baixa, o monitoramento se deu a partir de uma barreira de trânsito montada na avenida Loureiro da Silva. Ao todo, 25 veículos foram abordados. O número de motoristas autuados chegou a 11; duas motocicletas foram recolhidas e três carteiras de habilitação apreendidas ao longo da noite.

Participaram da atividade a Ronda Ostensiva (Romu) e guarnições da Guarda Municipal, fiscais da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE), agentes da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), 9º Batalhão de Polícia Militar (BPM), a equipe volante da Polícia Civil e o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU).