A Páscoa deverá movimentar 109,2 milhões de brasileiros para as compras com disposição de deixar nas lojas, em média, R$ 215,33. As informações fazem parte da pesquisa realizada pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito).
De acordo com a pesquisa, quase metade dos compradores (47%) afirma que vai adquirir a mesma quantidade de produtos neste ano em relação a 2021. Outros 37% pretendem comprar mais produtos e 10% vão reduzir a quantidade de aquisições. Entre os que vão às compras, a intenção é adquirir cerca de cinco ovos e/ou barras de chocolate para presentear os filhos (54%), os cônjuges (42%), a mãe (38%) e os sobrinhos (33%). Já 26% vão presentear a si próprios neste ano.
Para os que esperam ter um aumento de gastos na data (41%), a principal justificativa é a avaliação de que os produtos estão mais caros. Já 43% dizem que comprarão mais produtos e 28% citam o pagamento facilitado em várias parcelas.
Os ovos de chocolate industrializados são os preferidos dos consumidores neste ano (57%), seguidos de bombons e caixas de chocolate (47%), os ovos caseiros ou artesanais (39%) e os bombons e barras de chocolate caseiros (33%).
Para 63% dos que preferem presentear com barras de chocolate e/ou bombons, a justificativa é de que o importante é celebrar, independentemente da forma do chocolate. Outros 28% preferem por ser mais barato do que os ovos.