Uber muda aplicativo para diminuir cancelamento de corridas

Crédito: Divulgação

Uma nova funcionalidade do Uber promete facilitar a vida dos motoristas parceiros. A atualização do aplicativo, que já está disponível, permite mostrar o valor da corrida e o destino para os condutores. Desde 2020, o novo recurso vinha sendo testado em diversas cidades e, a partir de agora, passa a funcionar em municípios e capitais de todas as regiões do país.

Pela nova funcionalidade, o motorista também fica sabendo o total que receberá após a corrida, além de incluir o adicional de preço dinâmico.  O recurso de destino detalhado da viagem estava sendo testado em poucas cidades, incluindo Porto Alegre.

Antes dessa mudança, o motorista só via uma estimativa do percurso até o ponto de encontro do usuário. Em comunicado, a empresa informa que no novo modelo o cálculo de ganhos do motorista deixa de ser fixo e passa a incluir mais variáveis.

Antes, eram considerados tempo e distância em cada corrida. Agora, o Uber afirma que o preço da corrida leva em consideração o trajeto até o passageiro, o horário do dia e o perfil da viagem.

A medida visa, segundo a Uber, diminuir as desistências e os cancelamentos de corridas no aplicativo, um dos efeitos colaterais da alta dos combustíveis.