Bolsonaro usa rede social para anunciar bandeira verde na conta de luz de abril

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

A conta de luz do brasileiro vai ficar mais barata. Em sua conta em uma rede social, o presidente Jair Bolsonaro (PL) anunciou nesta quarta-feira, 6, a mudança na conta de luz para a bandeira verde. Isso vai representar, conforme o presidente, uma redução de cerca de 20%, e passa a valer no próximo dia 16.

Em nota distribuída pelo Palácio do Planalto, a expectativa é de manutenção da bandeira verde até o fim do ano.

Dados do Ministério de Minas e Energia revelam que os reservatórios estão mais cheios que no ano passado nesse período, e “o risco de falta de energia foi totalmente afastado”. O reservatório da usina de Furnas, conforme esses dados, terminou março acima de 80% do volume útil, e a operação da hidrovia Tietê-Paraná foi retomada.

Com isso, o governo federal estará antecipando o fim da bandeira de escassez hídrica, que possui taxa no valor de R$ 14,20 por 100 kWh consumido. Criada em setembro de 2021, a tarifa representou um aumento de quase 50% em relação à bandeira vermelha patamar 2, que era aplicada antes. À época, o país vivia a pior crise hídrica em 90 anos.

A previsão era de que a bandeira de escassez hídrica ficasse em vigor até 30 de abril deste ano. O objetivo das bandeiras tarifárias é remunerar o uso de usinas termelétricas, que têm custo mais alto. As termelétricas passaram a ser utilizadas por causa da seca, que diminuiu o reservatório de hidrelétricas e prejudicou a geração de energia.