Lideranças do MDB, do PSDB, do União Brasil e do Cidadania fizeram uma reunião, na tarde desta quarta-feira, para debater o lançamento de um candidato único à Presidência da República. O encontro contou com os presidentes dos respectivos partidos, Baleia Rossi, Bruno Araújo, Luciano Bivar e Roberto Freire, respectivamente.
A promessa é chegar a um consenso até 18 de maio. Segundo nota com a assinatura dos quatro presidentes, na próxima quarta, o União Brasil confirma o nome do candidato da legenda para apreciação das demais agremiações. “Conclamamos outras forças políticas democráticas para que possam se incorporar a esse projeto em defesa do Brasil e de todos os brasileiros”, finaliza o texto.
Até agora, a senadora Simone Tebet é a presidenciável do MDB. A parlamentar esteve reunida com o ex-governador do Rio Grande do Sul Eduardo Leite (PSDB) na tarde desta quarta-feira. O tema do encontro era, justamente, a possibilidade de os políticos formarem uma aliança para disputar o Palácio do Planalto em outubro.
As duas reuniões expõem a indefinição sobre o cenário estabelecido até agora. Dentro do PSDB, por exemplo, Leite perdeu ao menos duas disputas para se lançar como candidato a presidente. Primeiro, nas prévias, vencidas por João Doria e, depois, em uma segunda tentativa, com a mobilização do grupo do deputado Aécio Neves a favor dele, mas que terminou com a presidência da legenda reforçando apoio à candidatura do ex-governador de São Paulo. No Cidadania, que criou uma federação partidária com o PSDB, integrantes do partido, incluindo a senadora Eliziane Gama (MA), também já declararam apoio a Doria.