Boletim relaciona 34 bairros com alta infestação de dengue em Porto Alegre

Conforme levantamento, outros seis entraram em situação de alerta. Veja lista

Foto: Cristine Rochol/PMPA

O boletim epidemiológico semanal de arboviroses, divulgado nesta quarta-feira pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), apontou que, em 34 bairros de Porto Alegre, é alto o índice de infestação pelo Aedes aegypti, transmissor da dengue. Conforme o balanço, outras seis áreas foram postas em situação de alerta. Mais cinco bairros tiveram infestação considerada moderada (veja imagem abaixo).

Conforme a Prefeitura, de 2 de janeiro a 2 de abril, foram notificados 1.173 casos suspeitos da doença entre moradores da capital, sendo que 652 testes positivaram. Desses, 636 contraíram a doença na cidade.

“O engajamento das pessoas é fundamental para revisar pátios e residências, evitando manter objetos que possam acumular água, transformando-se em criadouros do mosquito transmissor da dengue”, alerta a diretora de Vigilância em Saúde, Fernanda Fernandes.

Até o momento, de acordo com a SMS, os bairros mais afetados foram Jardim Carvalho, Vila Nova e Bom Jesus, localizados nos distritos sanitários Leste e Centro Sul, com 553 e 110 confirmações, respectivamente.

Além disso, o boletim aponta que o pico de casos contraídos na cidade ocorreu na semana que entre os dias 13 e 19 de março.

Força-tarefa

No último sábado, a SMS realizou uma força-tarefa para minimizar a proliferação da doença e conscientizar os porto-alegrenses. Ao todo, foram visitadas 1.080 residências em 32 bairros no chamado “Dia D” contra a Dengue.

Na ocasião, agentes de combate a endemias da Diretoria de Vigilância em Saúde orientaram a população, fazendo busca ativa de outros casos suspeitos da doença ou de pessoas com sintomas compatíveis com a dengue, além da remoção mecânica de criadouros do mosquito.

Medidas preventivas em pátios e imóveis podem ser conferidas no site Onde está o Aedes.