Pela quarta semana seguida, RS descarta Avisos e Alertas às regiões Covid

Decisão decorre da melhora significativa dos indicadores da Covid-19, semelhantes aos do início da pandemia

Foto: Felipe Dalla Valle/ Palácio Piratini / Divulgação

Depois de comandar a primeira reunião do Gabinete de Crise desde que tomou posse, o governador Ranolfo Vieira Júnior confirmou, na tarde desta terça, que não serão emitidos Alertas nem Avisos às regiões Covid do Sistema 3As, adotado pelo governo gaúcho para monitorar a pandemia de coronavírus. É a quarta semana seguida em que isso acontece. Conforme o Gabinete, a decisão decorre da melhora significativa dos indicadores da Covid-19, semelhantes aos do início da pandemia.

“Depois de um período com um grande crescimento de casos pelo alto contágio da variante ômicron, vemos agora uma queda muito representativa nos indicadores apresentados. A expectativa é de que a tendência siga sendo a de redução desses números”, afirmou Ranolfo.

Segundo a Secretária de Saúde, na última semana, a média móvel de casos confirmados apresentou redução de 23%, registrando incidência semanal de 154,2 casos a cada 100 mil habitantes.

Durante o período, o número de internados suspeitos e confirmados da doença também caiu, com 98 pacientes a menos – 51 em leitos clínicos e 47 em UTIs. Foram registrados 101 óbitos nesta semana, uma média de 14,4 mortes por dia.

A média móvel de internados em leitos clínicos, entre suspeitos e confirmados, caiu 13,4% em relação à semana anterior. Em UTIs, queda chegou a 22%. Já o total de internados, contabilizando suspeitos e confirmados em leitos clínicos e UTIs no Rio Grande do Sul, é de 482, número que se aproxima ao patamar do início da pandemia, em abril de 2020.