Número de adolescentes aptos a votar no país já passa de 1 milhão

Contingente afasta risco de menor participação jovem em 20 anos de eleições

Foto: Marcello Casal Jr./ABr

Dados fornecidos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmaram, nesta terça-feira, que o número de jovens de 15 a 17 anos aptos a votar no Brasil ultrapassou a marca de 1 milhão. De acordo com a Justiça Eleitoral, somente no mês de março, 445 mil jovens (até 18 anos) tiraram o título de eleitor e podem participar do pleito que ocorre em outubro deste ano.

Os brasileiros hoje com 15 anos, mas que vão completar 16 até 3 de outubro deste ano também podem emitir do documento. Quarenta mil deles já acessaram o site do TSE e se habilitaram para votar. Somados aos eleitores de até 17 anos, o grupo soma um contingente de 1.093.529 eleitores.

O número aumentou após a campanha liderada por artistas, jornalistas e influenciadores na internet para que brasileiros dessa faixa etária façam o primeiro título. O processo passou a ser realizado 100% online.

A quantidade eleitores jovens já representa um salto se comparada à da última eleição. Em 2020, havia 790 mil jovens aptos a votar.

Saiba mais

O prazo para tirar o primeiro título de eleitor, regularizar a situação do documento ou solicitar transferência do local de votação termina em 4 de maio. Após a data, o cadastro eleitoral deve ser fechado, sem que mais nenhuma alteração possa ser feita.

Para verificar se há pendências, o eleitor deve entrar no site do TSE e checar se há algum débito em nome dela pela aplicação de multa por não ter votado em eleições anteriores, caso mais comum de irregularidade.

O primeiro turno vai ser realizado em 2 de outubro, quando os eleitores vão às urnas para eleger deputados federais, estaduais e distritais, governadores, senadores e o presidente da República. Já um eventual segundo turno nas disputas presidencial e aos governos estaduais ocorre em 30 de outubro.

Checagem de notícias
Nesta terça-feira, o TSE também lançou um robô virtual para tirar dúvidas dos eleitores e combater a desinformação sobre o processo eleitoral.

A conversa com o assistente virtual pode ser iniciada adicionando o número +55 61 9637-1078 à lista de contatos do WhatsApp.