Guarda Nacional ucraniana retoma controle de Chernobyl

Usina nuclear havia sido invadida pelos russos ainda na primeira semana de conflito

Divisões da Guarda Nacional da Ucrânia chegaram nesta terça-feira à antiga usina nuclear de Chernobyl, após a retirada russa ocorrida em 31 de março, anunciou a estatal Chernobyl NPP.

A “principal tarefa” dos guardas é “garantir a segurança e a defesa das instalações nucleares, assim como a proteção física do material nuclear”, comentou a companhia, em comunicado divulgado em redes sociais nesta terça.

Após a retirada russa das instalações, na semana passada, segue pendente uma inspeção da infraestrutura por parte da Guarda Nacional. Outra tarefa a ser realizada é a medição dos níveis de radiação nas instalações onde as forças russas se alojaram. De acordo com a estatal, os militares do país vizinho “ignoraram completamente as regras de segurança” durante a estada no complexo.

A Chernobyl PP acrescentou que é preciso dar um descanso aos trabalhadores encarregados da manutenção da usina, entre eles 46 voluntários que assumiram as funções em 20 de março, durante o controle russo.

Treze funcionários já acumularam mais de mil horas de trabalho em Chernobyl. O grupo cumpria expediente na usina quando as instalações foram capturadas, em 24 de fevereiro.

A antiga usina nuclear não opera mais, mas ainda requer tarefas de controle, análise e vigilância para gerir os resíduos no local.