Ranolfo empossa 11 novos secretários do governo gaúcho

Além dos titulares das pastas, governador também anunciou a nova Chefe de Gabinete

Foto: Felipe Dalla Valle / Palácio Piratini

Em cerimônia realizada no fim da tarde desta segunda-feira, no Palácio Piratini, o governador do Rio Grande do Sul, Ranolfo Vieira Junior, anunciou e empossou 11 novos secretários, que devem ocupar os cargos pelos próximos nove meses. Durante apresentação, não foram confirmados novos secretários adjuntos nem os titulares do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/RS), e da Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan).

Novos nomes

Além do coronel da reserva e ex-comandante geral da Brigada Militar (BM), Vanius Cesar Santarosa, que já havia sido confirmado na Segurança Pública, nesse domingo, tomaram posse nesta segunda o ex-prefeito de Nova Prata, Volnei Minozzo, na Secretaria de Obras e Viação; o vice-presidente da Farsul, Domingos Antônio Velho Lopes, na Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural; a ex-presidente da Fepam, Marjorie Kauffmann, na Secretaria de Meio Ambiente Infraestrutura, e vereador de Porto Alegre, Hamilton Sossmeier (PTB), na Secretaria do Trabalho, Emprego e Renda. Na Câmara, Sossmeier vai ser substituído por Cíntia Rockenbach (PTB).

Já o ex-secretário adjunto da Secretaria de Logística e Transportes, Luiz Gustavo de Souza, assume como titular na Pasta; enquanto a presidente estadual do PSD, Letícia Boll, passa a comandar a Secretaria de Esporte e Lazer. Rafael Ayub tomou posse na Secretaria de Turismo; o ex-prefeito de Estrela, Rafael Mallmann, na de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, e Marcia Pires De La Torre, na pasta de Igualdade, Cidadania, Direitos Humanos e Assistência Social. A ex-diretora-geral da Secretaria Extraordinária de Relações Federativas e Internacionais, Patricia Kotlinski, assume a titularidade da Pasta.

Além dos novos secretários, na cerimônia desta segunda Ranolfo também anunciou a nova Chefe de Gabinete. A função vai ficar a cargo da delegada aposentada da Polícia Civil, Flávia Colossi Frey.

Escolhas

Durante os anúncios, Ranolfo Vieira Junior reforçou que os nomes foram escolhidos com o objetivo de dar continuidade ao trabalho que vinha sendo realizado na gestão do ex-governador Eduardo Leite.

“Não teria o porquê de nós alterarmos aquilo que está dando certo, o primeiro ponto é este. O segundo ponto, nós fizemos de maneira conjunta, o Eduardo e eu, até o Plano de Governo no período pré-eleitoral, em 2018. Então, fomos eleitos nas eleições daquele ano, assumimos, e praticamente todas as diretrizes e objetivos foram colocados de maneira compartilhada”, ressaltou.

Reunião

Ao término da cerimônia, Ranolfo convocou a primeira reunião extraordinária com o novo secretariado. O encontro ocorre a partir das 10h desta terça, no Galpão Crioulo do Palácio Piratini.