Calçadistas abriram 12,8 mil vagas no Brasil nos dois primeiros meses do ano

Crédito: Abicalçados/Divulgação

A indústria de calçados acumula a abertura de 12,8 mil vagas nos dois primeiros meses do ano. Os dados são da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) e seguem o bom resultado alcançado em 2021 quando foram abertas 27 mil vagas de trabalho. O Rio Grande do Sul responde por 80,58 mil postos de trabalho, o que equivale 28% do total das fábricas do setor.

O presidente-executivo da entidade, Haroldo Ferreira, destaca que o resultado é puxado pela recuperação da atividade, especialmente no mercado internacional. No primeiro bimestre foram exportados mais de 27,5 milhões de pares de calçados, acumulando uma receita de US$ 209,2 milhões para as empresas do setor, um resultado 40% superior em volume e 70,8% em receita na comparação com 2021.

“A expectativa é encerrar 2022 com uma produção de até 27% acima do ano passado, somando um total de mais de 820 milhões de pares produzidos”, diz o dirigente, destacando que as exportações devem apresentar um crescimento estimado de 9% comparado com o ano passado em volume embarcado.

Conforme dados da Abicalçados, o Rio Grande do Sul criou 4,7 mil postos, com 7,5% a mais no número de pessoas empregadas no comparativo com igual período do ano passado. Dados setoriais serão apresentados em evento da entidade no próximo dia 13, durante evento Análise de Cenários.