Ranolfo Vieira anuncia ex-comandante da BM como novo secretário de segurança pública do RS

Vanius Cesar Santarosa ingressou na corporação em 1987, tendo atuado por 15 anos no Batalhão de Aviação da corporação

Santarosa (E) ao ser anunciado pelo governador Ranolfo Vieira Júnior (D) | Foto: Matheus Piccini

O coronel da reserva e ex-comandante geral da Brigada Militar (BM), Vanius Cesar Santarosa, de 53 anos, é o novo secretário de Segurança Pública do RS. O anúncio foi feito na manhã deste domingo pelo governador Ranolfo Vieira Júnior, na ala residencial no Palácio Piratini.

Na mesma ocasião, foi comunicado o nome do secretário adjunto da pasta, o delegado da Polícia Civil, Heraldo Chaves Guerreiro. Eles substituem o governador, que também acumulava a gestão da pasta, e o coronel Marcelo Gomes Frota, que era adjunto.

De acordo com Ranolfo a escolha dos dois novos nomes aconteceu devido ao currículo de ambos e pelo conhecimento em segurança pública. “O critério adotado é exatamente pelo currículo deles. Ou seja: os serviços prestados, a forma e a qualidade dos serviços. Foram esses qualificativos que me fizeram fazer essa escolha”, afirma o governador.

Em 2017, Santarosa foi promovido a tenente-coronel, quando assumiu a chefia do Estado-Maior do Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio dos Sinos. Já em 2019, passou a coronel, sendo responsável pela chefia do Departamento de Informática da BM. No ano passado, o novo secretário havia assumido o comando-geral da Brigada, posto que ficou até fevereiro de 2022, quando completou 35 anos de serviço.

Santarosa agradeceu o convite do governador e disse que dará continuidade ao trabalho de Ranolfo na pasta. “Nosso compromisso é dar continuidade ao trabalho que o vice-governador vinha desenvolvendo observando as principais premissas utilizadas para desenvolver o planejamento e execução da segurança pública”, pontua.

Ranolfo ao lado do secretário adjunto da pasta, o delegado da Polícia Civil, Heraldo Chaves Guerreiro.

O governador também fez o anúncio do novo secretário adjunto da Segurança Pública, Heraldo Chaves Guerreiro. Com 62 anos, ele é delegado da Polícia Civil, e em maio de 2021, havia assumido o Departamento de Polícia do Interior (DPI).

Dança das cadeiras

O prazo para que secretários estaduais deixassem os seus postos visando as eleições provocou uma dança de cadeiras no Palácio Piratini. Na última quinta-feira, 11 titulares foram exonerados – incluindo o próprio governador, Ranolfo Vieira Júnior, que era vice no executivo e secretário de segurança pública até a renúncia de Eduardo Leite.

Após o anúncio do gestor da segurança pública, Ranolfo informou que, na tarde desta segunda-feira, dará posse aos demais secretários escolhidos. Quanto aos novos gestores das pastas que serão oficializados, ele destacou que o grupo está quase certo. “Tem um tempo de análise da proposta, mas em torno de dois nomes ainda não confirmaram”, disse.

Estão sem titular as seguintes pastas:

– Secretaria extraordinária de relações federativas e internacionais – era ocupada por Ana Amélia Lemos (PSD);

– Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura – era ocupada por Luiz Henrique Viana (PSDB);

– Secretaria do Esporte e Lazer – era ocupada por Danrlei de Deus (PSD);

– Secretaria de Logística e Transportes – era ocupada por Juvir Costella (MDB);

– Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda – era ocupada por Ronaldo Nogueira (Republicanos);

– Secretaria da Igualdade, Cidadania, Direitos Humanos e Assistência Social – era ocupada por Regina Becker (PTB);

– Secretaria do Turismo – era ocupada por Ronaldo Santini (PTB);

– Secretaria de Obras e Habitação – era ocupada por José Luiz Stédile (PSB);

– Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitana – era ocupada por Luiz Carlos Busato (PTB);

– Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural – era ocupada por Silvana Covatti (Progressistas);

Além das secretarias, dois órgãos estaduais estão sem titular: Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN/RS), que era ocupado por Enio Bacci (PTB) e a Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (METROPLAN), que era comandada por José Sperotto (PSDB). A expectativa de Ranolfo Vieira Júnior é fazer ainda na terça-feira uma reunião geral de governo com os novos secretários.