Com 81% dos votos, Chesini é eleito prefeito de Garibaldi

Progressista era vice-prefeito da cidade até novembro do ano passado

Foto: Reprodução/Facebook

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS) divulgou, perto das 18h deste domingo, o resultado do pleito suplementar em Garibaldi, município de cerca de 35 mil habitantes, na Serra. A votação ocorreu normalmente, sem o registro de incidentes.

Eleito vice-prefeito em 2020, em uma chapa que teve o registro cassado em novembro do ano passado, o progressista Sérgio Chesini recebeu, neste domingo, 13.732 votos válidos (81,19%) e vai, agora, governar a cidade, tendo Valério Mayer (PP) como vice. Diferente do que ocorreu com o prefeito cassado, Alex Carniel (PP), Chesini não perdeu os direitos políticos ao ter a chapa impugnada pela Justiça Eleitoral. Já a situação de Carniel segue esperando o resultado de um recurso que tramita no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ambos foram acusados de abuso político e econômico.

Sandro Garda (PT) ficou em segundo no pleito, recebendo 3.182 votos (18,81%). Outros 1.275 eleitores votaram em branco (6,54%) e 1.296 anularam o voto (6,65%). O total de abstenções chegou a 5.403 (21,71%).

Além da atuação de servidores do cartório e do juiz eleitoral, Gérson Martins da Silva, o andamento do pleito também teve o acompanhamento de equipes das secretarias do TRE gaúcho e do TSE.