Porto Alegre terá Centro de Referência do Transtorno Autista

Espaço funcionará em um imóvel de 416 m², localizado no bairro Partenon

Obras do futuro Centro de Referência do Transtorno Autismo. Foto: Cristine Rochol/PMPA

A prefeitura de Porto Alegre aproveitou o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, celebrado neste sábado (2), para anunciar que terá um Centro de Referência para o transtorno. O Centro de Referência do Transtorno Autista (Certa) funcionará em um imóvel de 416 m², localizado na avenida Bento Gonçalves, 2.460.

O local, que antes era uma creche, foi cedido pelo Governo do Estado e passa por reforma. A previsão é de que o edital de chamamento público seja publicado nos próximos dias e que a obra fique pronta até o final do primeiro semestre deste ano. “Avançar nessa demanda é fundamental, uma vez que a prevalência é alta, e quanto mais cedo se tem acesso a tratamento especializado, maiores as chances de desenvolvimento”, destaca o secretário de Saúde da Capital, Mauro Sparta.

Para utilizar o espaço, a criança de até 12 anos deverá ser encaminhada pelas Equipes Especializadas em Saúde da Criança e adolescentes. “Quando os pais ou responsáveis desconfiam que o filho possa ter o transtorno eles procuram uma das 132 unidades de saúde disponíveis na Capital. A unidade encaminha então a criança para ser avaliada pelas equipes especializadas”, explica o médico psiquiatra da infância e adolescência Alceu Gomes.

O encaminhamento também pode ser realizado pelas escolas conveniadas com o município. “O objetivo é reintegrar a criança na sociedade, priorizando a autonomia social e a inclusão escolar”, pontua. Serão oferecidos no Certa neuropediatras, psiquiatras, psicólogos, fonoaudiólogos, nutricionistas, fisioterapeutas e atendimento pedagógico especializado.

O Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV) irá ajudar, oferecendo atendimento em saúde bucal e realizando exames. O projeto prevê também uma escola na sede com salas terapêuticas de educação e apoio emocional aos pais e cuidadores.