Confiança empresarial cresce em março, aponta FGV

Indústria. Foto: Agência Brasil / CP Memória

A confiança dos empresários com o cenário econômico parece ter melhorado. O Índice de Confiança Empresarial (ICE) cresceu 0,7 ponto em março, chegando a 91,8 pontos. Os dados foram divulgados, nesta sexta-feira (01), pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV). O resultado atual interrompe uma série de quedas, que iniciaram em novembro de 2021.

Entretanto, em relação a métrica de médias móveis trimestrais, o ICE caiu pela sexta vez consecutiva, a 0,8 ponto. Segundo o instituto, a melhora da confiança empresarial foi motivada pelo otimismo das avaliações sobre a situação atual da economia brasileira, mas segue pessimista em relação aos meses seguintes.

Conforme indica o FGV-Ibre, a confiança empresarial subiu em 29 dos 49 segmentos integrantes do ICE em março, um aumento da disseminação frente aos 24 segmentos do mês passado.

O Índice de Situação Atual Empresarial (ISA-E) subiu 4,0 pontos, para 92,1 pontos, maior nível desde dezembro de 2021 (95,8 pontos). Já o Índice de Expectativas (IE-E) caiu 0,9 ponto, para 92,4 pontos. Entre os setores que fazem parte do ICE, somente o de Serviços apresentou alta no mês, influenciado pela melhora das perspectivas nos dois horizontes de tempo.

A confiança da Indústria caiu pelo oitavo mês seguido e acumula perda superior a 13 pontos. O ICE consolida os índices de confiança dos quatro setores cobertos pelas Sondagens Empresariais produzidas pela FGV IBRE: Indústria, Serviços, Comércio e Construção.