RS: Governo troca 11 secretários, além de adjuntos e diretores

Mudanças já eram esperadas em função do calendário eleitoral

Foto: Rodrigo Ziebell / GVG

O governo do Estado confirmou, em publicação na noite desta quinta-feira, as mudanças no primeiro escalão e em outros setores da administração. Ao todo, 11 secretários deixaram o cargo, principalmente para disputarem a eleição de outubro. Entre as mudanças, a do comando da secretaria de Segurança Pública, que era ocupada pelo agora governador Ranolfo Vieira Júnior.

Ana Amélia Lemos, que deve disputar o Senado novamente pelo PSD, deixou a secretaria extraordinária de Relações Federativas e Internacionais. Luiz Henrique Viana (PSDB) deixou o Meio Ambiente e retornou para o cargo de deputado estadual. Danrlei de Deus (PSD), que era secretário de Esporte, retorna para o cargo de deputado federal. Juvir Costella (MDB), do Transporte, e Silvana Covatti (PP), da Agricultura, também foram exonerados, retornando à Assembleia Legislativa.

Ronaldo Nogueira (Republicanos) deixou a pasta de Trabalho, Emprego e Renda; Regina Becker (União Brasil) saiu da secretaria de Igualdade, Cidadania, Direitos Humanos e Assistência Social; e Ronaldo Santini (sem partido) deixou a pasta do Turismo.

Um caso que merece atenção é o do secretário de Obras e Habitação José Stédile (PSB). Para além da disputa eleitoral – na qual ele deve concorrer, também, a uma vaga na Assembleia -, o partido decidiu deixar o governo de Leite em função da pré-candidatura de Beto Albuquerque ao Palácio Piratini. Também exonerado hoje do cargo de secretário de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Luiz Carlos Busato (União Brasil), vai tentar uma vaga de deputado federal.