O secretário de Planejamento e Assuntos Estratégicos de Porto Alegre, Cezar Schirmer, deixou a Pasta nesta quinta-feira. A decisão decorre da necessidade de desincompatibilização, prevista na legislação eleitoral para detentores de cargos públicos de chefia que desejem disputar as eleições em outubro. Schirmer se apresentou como pré-candidato ao governo estadual pelo MDB, onde disputa a indicação com o deputado estadual Gabriel Souza.
Em nota, a Prefeitura de Porto Alegre anunciou outras trocas no secretariado por conta do mesmo motivo. No primeiro escalão, Pablo Mendes Ribeiro deixou a Secretaria de Obras e Infraestrutura (SMOI).
Ainda segundo município, em substituição aos dois secretários, assumem, de forma interina, os atuais adjuntos Urbano Schmitt, na SMPAE, e Rogério Baú, na SMOI.
Já em relação aos adjuntos, decidiram deixar os cargos os gestores do Esporte, Lazer e Juventude, Felipe Tisbierek – que vai ser substituído por Nelson Beron (então-adjunto no Departamento Municipal de Habitação – Demhab); da Governança Local e Coordenação Política, Luciano Marcantônio, sucedido por José Natal; e Camila Nunes, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), ainda sem substituto anunciado.
No Demhab, no lugar de Nelson Beron, assume Luciano Vieira. O coordenador da Vigilância em Saúde, Fernando Ritter, também deixou o cargo, permanecendo no quadro de servidores da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
Os atos assinados pelo prefeito Sebastião Melo serão publicados em edição extra do Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa) a serem publicadas nesta quinta-feira, com validade a partir desta sexta.