Menos da metade dos contribuintes enviaram à Receita Federal a declaração do Imposto de Renda pessoa física 2022. Até esta quarta-feira (30), foram mais de 9 milhões de documentos entregues. O número equivale a 27,1% dos 34,1 milhões de documentos que o fisco espera receber este ano.
No Rio Grande do Sul, esse percentual é quase 26% das 2,4 milhões previstas para serem entregues. Diferente de outros anos, o prazo para as declarações está menor: até 29 de abril, às 23h59min59s. Quem perder a data terá que pagar multa de R$ 165,74 ou 20% do imposto devido, o que for maior.
A principal inovação do Imposto de Renda esse ano será receber reembolsos (ou pagar impostos) por meio do Pix. O sistema de pagamento instantâneo do Banco Central já está disponível para outras obrigações tributárias, como a tributação de pessoas jurídicas e micro e pequenas empresas do Simples Nacional.
Outra mudança importante é a ampliação do acesso às declarações pré-preenchidas, onde os contribuintes recebem um formulário completo e apenas confirma. A opção está disponível para contribuintes com certificação digital e cidadãos com contas prata ou ouro no portal gov.br.