“Há sinal de acordo” para manter Doria candidato, revela fonte

Decisão vai ser anunciada na tarde desta quinta-feira

Foto: Governo do Estado do RS / Divulgação

Uma fonte presente às negociações em andamento neste momento no Palácio dos Bandeirantes sinalizou, na tarde desta quinta, para a possibilidade de o governador João Doria manter a pré-candidatura ao Planalto, garantindo o acordo para que Rodrigo Garcia assuma o governo do estado e reforce a própria campanha à sucessão do tucano. “Há um sinal de acordo”, declarou o interlocutor e braço direito de Doria, quanto às conversações agora mediadas pelo presidente do PSDB, Bruno Araújo. As informações foram divulgadas pela colunista Christina Lemos, do R7.

Tanto Doria quanto Garcia vêm apresentando desempenho pouco competitivo nas pesquisas de intenção de voto: o governador aparece com cerca de 2% e Garcia, com 6%.

Está prevista para as 16h uma entrevista coletiva em que Dória deve se manifestar sobre a decisão. A eventual desistência do governador, por um lado, animou a ala que defende a candidatura de Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul, para o Planalto. A confirmação da renúncia do gaúcho, que deixa o cargo na tarde de hoje, levou o paulista a falar em “golpe” contra a candidatura dele, que venceu as prévias do PSDB.

A notícia da desistência de Doria, acompanhada das acusações do governador, que ameaça inclusive deixar o PSDB, levaram o presidente do partido a resgatar o discurso de cumpridor das regras e respeito à institucionalidade do estatuto tucano. Em nota, Araújo garantiu o cumprimento da escolha da maioria do PSDB, com o respeito ao resultado das prévias. Reforçou ainda que o partido considera ter um papel de “protagonismo” ante à “polarização política” envolvendo Bolsonaro e Lula.

Ao jogar a última cartada para enquadrar os adversários dentro do PSDB, Doria busca um compromisso de apoio e de cumprimento das prévias – expectativas que seguem esbarrando, no entanto, na rejeição ao nome dele e no fraco desempenho nas pesquisas até o momento.

“O sentimento é de alívio, de que a pedra no caminho da terceira via foi removida”, chegou a declarar hoje um integrante da ala tucana que apoia Leite, em alusão à reviravolta promovida por Doria.