Braga Netto vai ser assessor especial de Bolsonaro

Ministro da Defesa passa a dar expediente próximo a Bolsonaro no Palácio do Planalto. Em julho, deixa o novo cargo para disputar o pleito como vice

(Foto: Marcello Casal Jr. / Agência Brasil)

O ministro da Defesa, general Braga Netto, vai deixar o cargo nesta sexta-feira e passar a dar expediente no Palácio do Planalto ao lado de Jair Bolsonaro. Braga Netto vai assumir o cargo de assessor especial do presidente. A ideia é que os dois fiquem ainda mais próximos para a disputa à reeleição. Pela lei eleitoral, Braga Netto pode ter cargo, desde que fora de função de chefia, até julho. Depois, vai precisar deixar as funções para estar apto a ser o vice da chapa de Jair Bolsonaro em outubro.

Fontes confirmaram ao Blog do Nolasco, do portal R7, que nesta sexta-feira o ainda ministro da Defesa, Braga Netto, vai passar o cargo ao comandante do Exército, general Paulo Sérgio, e, então, se desincompatibilizar.

Jair Bolsonaro não pretende anunciar agora a formação da chapa, o que deve ocorrer em agosto. Mas integrantes do governo explicaram que o presidente “já vem dando indícios que quer ter Braga Netto ao seu lado na campanha e, principalmente, com o apoio e a lealdade no exercício do segundo mandato”. O presidente, segundo essa mesma fonte, enfatizou que quer “um vice para ajudar a administrar o Brasil”. Com o atual vice-presidente, Hamilton Mourão, a relação se manteve sempre fria e distante.