O temporal registrado na madrugada desta quarta-feira em diversas regiões do Rio Grande do Sul provocou danos importantes em Capão do Leão, cidade da Zona Sul. Segundo informações da Defesa Civil local, o número de casas destelhadas por conta da queda de granizo e de vendavais chegou a 200. As autoridades relataram ainda que 70 residências tiveram estragos severos.
Em Morro Redondo, o registro de pedras grandes ocorreu na região Capela da Buena, por aproximadamente 5 minutos “Foi como uma nuvem, apavorante no momento. Amanhã vamos ver os estragos na lavoura e com os animais, ao menos a casa da minha família está intacta”, disse a moradora da localidade Camila Neves.
A localidade é divisa com a cidade de Capão do Leão que também foi atingida por pedras de gelo que tinha tamanho aproximado de um ovo de galinha. Por volta das 22h equipes da Defesa Civil e da prefeitura se deslocavam com lonas para as famílias atingidas.
TEMPO | Granizo grande em Capão do Leão, no Sul gaúcho. Vídeo de Elaine Lane. Acompanhe a chuva em https://t.co/dg3y658hIl, os raios em https://t.co/JSCib3FUN7 e leia o alerta de tempestade em https://t.co/rbok1l9pxT. pic.twitter.com/W28lzKQqEH
— MetSul.com (@metsul) March 30, 2022
Porto Alegre, por exemplo, terá um dia chuvoso. O cenário de mau tempo só irá terminar durante a noite e o mesmo deve acontecer em municípios do interior gaúcho. Os maiores volumes de chuva devem ser registrados na Metade Oeste, área que poderá receber acumulados entre 30mm e 50mm. Já em pontos do Leste, as precipitações poderão somar apenas entre 10mm e 30mm.