Chegada de frente fria deve provocar temporais no Rio Grande do Sul a partir desta terça

Metade Oeste pode receber maiores acumulados de chuva

Maiores volumes são esperados para as regiões Norte e Nordeste do Estado Foto: Fabiano do Amaral / CP

O cenário de tempo firme no Rio Grande do Sul vai se modificar, entre hoje e amanhã. Segundo a MetSul Meteorologia, uma frente fria deve causar temporais na maioria das regiões gaúchas – uma condição que se estende para Santa Catarina e o Paraná.

Localmente, os maiores volumes de chuva devem ser registrados na Metade Oeste, área que pode receber acumulados entre 30mm e 50mm. Já em pontos do Leste gaúcho, as precipitações podem somar de 10mm a 30mm.

Com a possibilidade de temporal, há também o risco de vendavais e queda de granizo. O deslocamento muito rápido da frente de ar frio e o fato de ela preceder uma massa ainda mais intensa fazem com que o risco de vendavais seja alto, sobretudo na Metade Oeste gaúcha, com rajadas isoladas perto ou acima de 100 km/h.

De acordo com a MetSul Meteorologia, a frente fria vai avançar com grande velocidade. Por conta da presença de ar quente na dianteira, nuvens carregadas podem se formar. A quarta-feira vai ser chuvosa em Porto Alegre. No interior, a instabilidade dura até o período da noite.

Até a chegada da chuva, porém, as máximas seguirão altas, superando os 30ºC em várias partes do Rio Grande do Sul.