Mutirão de negociação de dívidas da Febraban termina dia 31

Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil

Consumidores com dívidas tem até esta quinta-feira (31) para aderir ao Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas e Orientação Financeira para renegociar pendências. Podem participar da campanha pessoas físicas com pendências contraídas em bancos ou financeiras, desde que não possuam bens dados em garantia.

Pelos cálculos da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), uma das organizadoras do evento, mais de 160 instituições aderiram ao Mutirão. Os interessados podem acessar as negociações na página do mutirão, criada especialmente para esta ação, ou na plataforma de mediação de conflitos (consumidor.gov.br). O prazo de verificação da proposta de acordo é de dez dias.

Por meio dos portais, é possível enviar os pedidos de negociação. Na página do mutirão o consumidor tem acesso ao Registrato, sistema do Banco Central (BC) onde é possível gerar o Relatório de Empréstimos e Financiamentos (SCR). A partir dele, o cliente terá acesso à lista de dívidas em seu nome perante as instituições financeiras, além de ter acesso a conteúdo exclusivos sobre educação financeira.

Além da Febraban, contribuem para o Mutirão o Banco Central, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e Procons de todo o país. No último mutirão, realizado em novembro de 2021, foram repactuados 1,7 milhão de contratos.