O vice-presidente Hamilton Mourão participou no sábado da cerimônia dos 110 anos de criação do Colégio Militar de Porto Alegre (CMPA). Pré-candidato ao Senado pelo Rio Grande do Sul, Mourão foi homenageado pela instituição – onde estudou por três anos – e desfilou com alunos e ex-alunos. Ciceroneado pelo deputado Tenente Coronel Zucco (PL), Mourão cumpriu mais um dia de agenda na Capital, mas evitou a imprensa.
Durante rápido discurso, o vice-presidente destacou os 110 anos do CMPA e a comemoração dos 250 anos Capital. “Para um ex-aluno, retornar ao colégio como vice-presidente da República é sempre motivo de muita emoção”, afirmou. Mourão lembrou do período em que esteve na instituição. “Durante três anos fui interno desse colégio. Vivi o dia a dia intenso dele: café, almoço e jantar, no que chamávamos carinhosamente de restaurante Santana, o nosso rancho”, ressaltou.
Ao mandar mensagem ao batalhão escolar, Mourão destacou a importância do ensino do CMPA. “Vocês vão levar três coisas daqui. Primeiro, os valores que estão aprendendo aqui, transmitidos desde a sua casa, mas reforçados por seus professores, instrutores e monitores. Os valores cívicos de amor à pátria, amor ao próximo, de camaradagem, lealdade, integridade, honestidade, que irão lhe servir para toda a vida”, observou. “Além disso, o conhecimento, que é a maior ferramenta que o ser humano pode ter”, completou.
O comandante e diretor de Ensino do CMPA, coronel Italo Mainieri Junior afirmou que a instituição é referência em educação. “Possui uma proposta pedagógica que o diferencia de muitas outras escolas. Nosso objetivo é preparar o jovem cidadão para a vida cidadã que encontrará ao concluir os estudos nesse estabelecimento de ensino e que lhe exigirá ordem, disciplina, respeito, valores morais e afetivos”, salientou.