Quase 100 mil jovens tiraram o título de eleitor na semana passada

Campanha do TSE, impulsionada por personalidades da música, do cinema e da internet, acelerou procura pelo documento

Foto: Arquivo / Marcello Casal Jr / Agência Brasil

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou que quase 100 mil jovens tiraram o título de eleitor no Brasil entre 14 e 18 de março. Os novos eleitores já poderão votar no pleito deste ano, que ocorre em outubro. Com os números recentes, o país fica mais distante do risco de ter a eleição com a menor participação de adolescentes da história.

De acordo com os dados divulgados pelo TSE nesta sexta, 96.425 novos títulos foram emitidos no Brasil e no exterior para jovens com 15 a 18 anos durante a semana passada. Desses, 55 mil do sexo feminino e 43 mil, do masculino. A emissão pode ocorrer totalmente online, pelo site da Justiça Eleitoral.

Nas últimas semanas, diversas personalidades entraram na campanha para que adolescentes tirem o título de eleitor, entre eles a cantora Anitta, o influenciador Cauê Moura e o ator Mark Ruffalo, que dá vida ao personagem Hulk, na franquia “Os Vingadores”.

A faixa etária de jovens entre 17 e 18 anos procurou mais a Justiça Eleitoral, representando 69.104 pessoas. De acordo com o TSE, “os estados mais engajados na campanha foram São Paulo, Minas Gerais e Bahia. Roraima, Rondônia e Amapá foram as unidades da federação com a menor quantidade de pessoas entre 15 e 18 anos que buscaram a Justiça Eleitoral para tirar o primeiro título. Trinta jovens se alistaram para votar no exterior”.