Polícia prende quatro suspeitos de comprarem de produtos na internet com dinheiro falso

Homem apontado como líder da quadrilha é considerado como foragido

Ao todo, investigação cumpriu 19 ordens judiciais ao longo desta semana. Foto: Polícia Civil/Divulgação

A Polícia Civil prendeu, na manhã desta quinta-feira (24), quatro suspeitos de envolvimento com um grupo especializado no crime de estelionato. Segundo a investigação, criminosos de toda a Região Metropolitana de Porto Alegre atuaram nos golpes – que consistem, basicamente, na compra de produtos pela internet com dinheiro falso.

A Operação Capital é coordenada pelo delegado Guilherme Calderipe, da 2ª Delegacia de Polícia de Gravataí. Ao todo, 19 ordens judiciais foram cumpridas ao longo desta semana – sendo 15 mandados de busca e apreensão em diversas cidades gaúchas e em Santa Catarina, além dos quatro mandados de prisão.

Ao menos 12 pessoas são investigadas. Três delas foram detidas temporariamente, enquanto uma foi alvo de um mandado de prisão preventiva. O principal líder do esquema é considerado como foragido, e seria o responsável por enviar as notas falsas de Santa Catarina para o Rio Grande do Sul, viabilizando os golpes.

Os criminosos – que compravam e revendiam produtos como telefones, videogames e televisores – faziam, em média, cinco vítimas por dia. O lucro girava em torno de R$ 100 mil por mês. As buscas foram feitas em Porto Alegre, Gravataí, Cachoeirinha, Canoas, Sapucaia do Sul e Imbé, no Estado, e Itajaí, em Santa Catarina.