Covid: pela segunda semana consecutiva, Gabinete de Crise evita Avisos ou Alertas às regiões gaúchas

Decisão teve como base redução de alguns indicadores, como média móvel de casos, mortes e número de internações por coronavírus

Foto: Alex Rocha/PMPA

Pela segunda semana seguida, o Gabinete de Crise considerou não haver necessidade de classificar nenhuma das 21 regiões Covid com Avisos ou Alertas no Rio Grande do Sul. A decisão teve como base o desempenho positivo de alguns indicadores.

Entre eles, a média móvel de casos registrou queda de 8% nos últimos sete dias. Já o número de internados em função do coronavírus reduziu 17,2% em leitos clínicos e 19,9% em vagas de unidade de terapia intensiva (UTI).

Ainda conforme o governo estadual, as mortes também registraram queda. Nesta semana, 142 pessoas perderam a vida para a Covid-19 em cidades gaúchas, o que representa um recuo de 21,5% nesse indicador.

Durante a reunião do Gabinete de Crise, realizada nesta quinta-feira, o órgão também reforçou a necessidade, por parte dos hospitais, do preenchimento das informações referentes a internações para que o monitoramento das equipes técnicas siga o mais atualizado possível.

Vacinação

Até o momento, a cobertura vacinal da população gaúcha é de 86,5% para uma dose e 76,8% para duas doses ou dose única. Contudo, somente 37,6% das pessoas procuraram a dose de reforço, até o momento.