Em tom de despedida, Leite enaltece a boa política

Governador discursou ao receber a Medalha de Mérito Farroupilha, na noite desta quarta

Foto: Nabor Goulart/Divulgação

Na iminência de deixar o cargo de governador do Estado, Eduardo Leite (PSDB) recebeu no início da noite desta quarta-feira a Medalha de Mérito Farroupilha, da Assembleia Legislativa. Com o Teatro Dante Barone lotado de autoridades, apoiadores e aliados, Leite enalteceu a homenagem. O governador deve anunciar nesta sexta-feira que deixa o cargo na próxima semana para poder disputar a presidência da República.

Em tom de despedida, Leite enfatizou o desafio de ajudar a construir um ambiente político no qual as pessoas se sintam mais à vontade, com mais tolerância e respeito. “É a renovação de um compromisso”, afirmou, ao agradecer o recebimento da medalha.

Autor da indicação, o líder do governo, Frederico Antunes (PP), enalteceu a atuação de Leite à frente do Piratini. “Promoveu uma série de reformas estruturais, diálogo e abertura do Estado para a iniciativa privada”, pontuou. Antunes abordou ainda o que chamou de “nuances da esfera pública”, na qual “nem todo bem está do nosso lado, nem todo mal, do outro”. O deputado citou ainda que Leite não sucumbiu aos ataques e responsabilidades e mostrou que é possível caminhar junto de forma diferente. Antunes ressaltou que, ao longo de três anos, foram aprovadas mais de duas centenas de proposições.

Presidente da Assembleia, Valdeci Oliveira (PT) relembrou que a homenagem teve aprovação unânime, que a política ocorre em várias instâncias da vida e que respeitar as diferenças políticas chama-se Democracia.