CNC revela que intenção de consumo das famílias sobe 1,8% em março

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Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Os brasileiros estão retomando seu hábito de consumo. Pelo menos é o que estima a  Intenção de Consumo das Famílias (ICF) divulgada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). A ICF subiu 1,8% em relação a fevereiro, o terceiro avanço consecutivo para o patamar de 78,1 pontos. Na comparação com março de 2021, o aumento foi de 5,9%.

Segundo a CNC, o aumento no número de pessoas ocupadas no mercado de trabalho foi determinante para o resultado positivo. Apesar da melhora, o índice permanece abaixo do nível de satisfação, de 100 pontos, desde abril de 2015, quando estava em 102,9 pontos.

Entre os itens do ICF, o destaque no mês de março foi a avaliação sobre o Emprego Atual, com alta de 2,6% em relação a fevereiro, para 102,0 pontos. Este é o primeiro item a voltar ao patamar considerado satisfatório pelos consumidores.

Já quanto à Perspectiva Profissional, houve  uma expansão de 2,8% em março comparado com fevereiro, para 92,6 pontos; o de Renda Atual subiu 3,2%, para 87,0 pontos; Acesso ao Crédito, aumento de 1,0%, para 81,4 pontos; Nível de Consumo Atual, alta de 1,7%, para 62,1 pontos; Perspectiva de Consumo, queda de 1,2%, para 79,5 pontos; Momento para Duráveis, alta de 0,8%, para 42,4 pontos.