Alceu Moreira retira pré-candidatura ao Piratini

Em carta, deputado federal fala que vai buscar novo mandato a deputado federal

Foto: ABr

Diante dos impasses e atritos internos para a indicação do nome do MDB à disputa ao Palácio Piratini, o deputado federal Alceu Moreira, anunciou, por meio de carta, no início da tarde desta quarta-feira, estar se retirando do processo. No documento, em que relembra a trajetória política, ele encerra dizendo que vai se “dedicar à reeleição para o quarto mandato de deputado federal”.

A movimentação de Alceu Moreira ocorre no mesmo dia que lideranças emedebistas publicaram carta pedindo mais tempo para a escolha do nome do candidato. Em uma movimentação do novo diretório, a escolha havia sido marcada para o domingo que vem, apenas com a participação de integrantes do diretório, cerca de 70 pessoas. Alceu defendia a maior participação de filiados nessa decisão. Além disso, dois deputados federais – Márcio Biolchi e Giovani Feltes – anunciaram, nesta quarta, apoio à indicação do deputado Gabriel Souza como pré-candidato.

Na carta, Moreira afirmou ainda que vai seguir rodando o Rio Grande do Sul para reforçar as bases do partido. Porém, também deixou claro que o nome dele segue “à disposição desde que para ser solução das causas mais nobres” do partido. A argumentação do deputado se refere ao chamou de acontecimentos mais recentes. “Em especial pela falta de palavra e lealdade de quem menos podia esperar”, aponta. Alceu Moreira citou ainda “manobras” que foram feitas para retirar o nome dele da disputa e criticou a interferência da “máquina governista”.

“Pela minha história junto aos companheiros do interior, não posso aceitar a exclusão da militância no processo de escolha. Política, para mim, não se faz a qualquer preço, e o MDB é maior que anseios pessoais”, sinalizou.

O deputado compartilhou o documento, na íntegra, no Twitter. Confira: