Vinícola mantém foco na agricultura sustentável na vindima 2022

Crédito: Adriana Franciosi/Divulgação

A vinícola Don Giovanni, em Pinto Bandeira (RS), finalizou o balanço e os resultados da vindima 2022. As principais variedades colhidas na vindima foram de uvas Chardonnay e Pinot Noir, que servem como base para os espumantes, representando em torno de 80% da produção. O restante se concentra nas variedades Cabernet Franc, Merlot, Cabernet Sauvignon e Ancellota.

Entre as novidades apontadas durante a vindima 2022, segue o propósito com o foco na sustentabilidade, por meio do manejo biodinâmico, tendo o objetivo de trazer mais vida para o solo e às plantas. “Ainda não podemos nos considerar uma vinícola biodinâmica. Mas, seguimos trabalhando a prática em 100% da propriedade, não somente na uva. Porém, quando há necessidade, intervimos com o tratamento convencional, especialmente, em virtude das condições climáticas”, explica Maciel Ampese, enólogo da DG.

Hoje, a vinícola Don Giovanni produz 120 mil garrafas por ano. A cada ano, cerca de 30 mil visitantes passam pelo local. O complexo enogastronômico Don Giovanni tornou-se referência a centenas de turistas do Brasil e exterior.

O terroir vem chamando a atenção local e internacionalmente, pela sua expressividade e características únicas conferidas à produção. A qualidade está na essência e no DNA da região, que já provou o seu potencial como produtor de espumantes.