Corporação cria programa de reuso da água e economiza 70 milhões de litros

Crédito: Divulgação

A Arcos Dorados, maior franquia independente do McDonald’s do mundo e que opera os restaurantes da rede na América Latina e no Caribe, criou o Programa Natal, que tem por objetivo minimizar o desperdício e recuperar a água condensada pelo sistema de ar-condicionado. A iniciativa surge no Dia da Água, celebrado em 22 de março, e envolve 380 restaurantes participantes no Brasil, que captaram em torno de 70 milhões de litros de água para reuso em 2021.

Após os resultados positivos alcançados pelas unidades participantes, o programa passou a ser obrigatório aos novos restaurantes, que também contam com sistemas de captação de água da chuva incorporados ao projeto a partir de sua concepção. Toda a água captada através desse sistema é reutilizada para lavar as vias do Drive-Thru e realizar a limpeza do piso no interior dos restaurantes, evitando a necessidade de utilizar água potável para as atividades.

Marie Tarrisse, Gerente Sênior de Compromisso Social e Desenvolvimento Sustentável da Divisão Brasil da Arcos Dorados, considera que os resultados de 2021 apontam para um futuro promissor para o programa. As iniciativas voltadas para economia da água se somam às demais que compõem o conceito de Restaurantes Sustentáveis estabelecido pela Arcos Dorados, e integra a estratégia Receita do Futuro.

Dentre as 25 iniciativas básicas obrigatórias estão: uso do ar condicionado de baixo consumo de energia, uso de gases refrigerantes não poluentes, aquecedor solar de água, iluminação LED, recuperação da água de chuva e da água de condensação dos aparelhos de ar condicionado para tarefas como lavagem das fachadas, limpeza dos banheiros, irrigação dos jardins etc, separação de resíduos no salão e do óleo vegetal utilizado para ser transformado em biodiesel, uso de madeiras certificadas nos móveis, ventilação mecânica, solo absorvente, vidros com filtro infravermelho, inclusão de painéis solares e telhados com isolamento para promover a economia energética.