Rolê da Vacina imuniza os moradores da Lomba do Pinheiro

Em uma hora e meia, 150 doses contra a Covid-19 foram aplicadas

Em uma hora e meia, 150 doses contra a Covid-19 foram aplicadas | Foto: Matheus Piccini/CP

Dando seguimento ao Rolê da Vacina nas Escolas de Samba de Porto Alegre, a equipe da prefeitura municipal esteve neste domingo na Unidade de Saúde Mapa, que fica em frente à Escola Unidos da Vila Mapa, na Lomba do Pinheiro. A ação foi das 18h às 21h e teve alta procura, tanto dos adultos como de responsáveis que levaram as crianças.

A recepção ficou por conta da “Mulher Maravilha”, que distribuiu pirulitos na entrada para tornar a picada no braço de meninos e meninas menos amarga. A Iasmim, 6 anos, gostou da ideia e nem chorou. “Tenho que me proteger da Covid”, disse. A tia da menina, a dona de casa Joice Cristina Rosa, contou que a sobrinha recebeu a primeira dose. “É importante vacinar, eu já estou com as minhas três doses feitas”, explicou. No fim, a menina posou com cartazes em apoio à vacina, que “expulsa” o coronavírus.

A coordenadora de políticas públicas da Atenção Primária, Elaine Oliveira Soares, relatou que o movimento foi alto. “Em uma hora e meia, imunizamos 150 pessoas entre adultos em crianças”,destacou. A gestora salientou que a segunda dose de Coronavac infantil estava sendo o imunizante mais aplicado.

Elaine mencionou que a parceria com as escolas de samba da Capital tem dado bons resultados. “As escolas têm muita força juntos às comunidades, o que incentiva as pessoas a atualizarem o esquema vacinal”, concluiu.

Neste Rolê estavam disponíveis os imunizantes Pfizer e Coronavac infantil e Pfizer, Coronavac e Astrazeneca para adultos. Elaine adianta que na quarta-feira da próxima semana, 30, o Rolê estará na Escola de Samba Imperatriz Leopoldinense, no bairro Rubem Berta.

O presidente da Unidos da Vila Mapa, Arlindo Fernando da Silva Mençar, esclareceu que a escola também tem atuação social em prol da comunidade. “A vacinação ia ser dentro da Escola, mas o sinal de internet não funcionou, por isso foi na Unidade de Saúde”, enfatizou. Mençar reforçou que a escola ajudou na arrecadação dos pirulitos para as crianças, no fornecimento de mesas e cadeiras e outros materiais para a ajudar na atividade, além de disponibilizar os banheiros da quadra para a população.