Os investimentos em publicidade no Brasil chegaram a R$ 19,7 bilhões em 2021. Os dados fazem parte de um estudo do Cenp (Conselho Executivo das Normas-Padrão), entidade que reúne os principais anunciantes, veículos de comunicação e agências de propaganda do país.
Conforme a entidade, o investimento superou os níveis pré-pandemia, a partir de informações de 298 agências. Em 2020, os investimentos apontados pelo Cenp-Meios foram de R$ 14,2 bilhões, com painel de 217 agências, e, em 2019, de R$ 17,5 bilhões, com dados de 226 agências.
O meio digital, conforme o documento, centraliza 33,5% dos investimentos publicitários feitos pelas maiores agências do país. No relatório de 2020, este número era de 26,7%. No ranking do segmento, a TV aberta ainda lidera os investimentos, embora apresente uma queda de 51,9% do total do ano anterior para 45,4% em 2021.
O relatório ainda desmembra o investimento realizado na internet em cinco categorias: áudio (0,2%), vídeo (7,4%), busca (5,9%), social (21,7%) e display/outros (64,9%).