Consumo de energia cresce 1% em fevereiro, com forte alta no setor de serviços

Crédito: Shutterstock

O consumo nacional de energia elétrica registrou alta de 1% em fevereiro na comparação com igual período do ano passado. Os dados são da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) e foram divulgadas nesta segunda-feira, 21. O setor de serviços registrou aumento de 14% no consumo de energia,  seguido pelo segmento de madeira, papel e celulose (8,1%), químicos (5,9%), e alimentícios (4,5%). Entre os destaques negativos em fevereiro, a CCEE apontou indústria têxtil (-5,4%), bebidas (-4,8%) e extração de minerais metálicos (-4,1%), com os maiores recuos no consumo.

A demanda total somou 68.430 megawatts (MW) médios no mês, puxada principalmente pelo mercado livre, no qual indústria e grandes empresas contratam sua energia. O consumo no segmento cresceu 4,7% ante fevereiro de 2020, enquanto o mercado regulado, que atende pequenas e médias empresas e consumidores residenciais, retraiu 1%.

Nas justificativas, a CCEE aponta como fatores que vêm impactando os volumes de energia consumidos nos diferentes ambientes. Entre eles, a migração de cargas para o mercado livre e a geração distribuída de energia em usinas e telhados solares. Pelos cálculos da instituição, desconsiderando a migração de consumidores, o consumo no mercado livre teria tido avanço de 1% no mês, enquanto o regulado teria crescimento de 0,9%.