Os municípios gaúchos de Gravataí e Dois Irmãos tornaram facultativo o uso de máscaras em locais de circulação fechados, de acesso e permanência nas dependências de estabelecimentos comerciais, industriais e de prestação de serviços, bem como nos órgãos públicos municipais e demais locais públicos e privados.
Em Gravataí, o uso de máscaras permanece obrigatória em locais que prestam serviços de atendimento em saúde, para os servidores, trabalhadores, pacientes, acompanhantes e visitantes, bem como no transporte coletivo, para os trabalhadores e usuários.
A medida foi tomada tendo em vista o cenário de diminuição de contaminações e de internações pela Covid-19, além da expressiva cobertura vacinal registrada no município. No total, mais de meio milhão de doses já foram aplicadas pelas unidades de saúde municipais junto aos moradores de Gravataí.
Já o decreto da Prefeitura de Dois Irmãos prevê que a utilização segue sendo obrigatória em postos de saúde, hospital, laboratórios, farmácias, clínicas médicas e odontológicas e casas geriátricas. Ainda assim, pessoas contaminadas ou com suspeita de contaminação pelo coronavírus ou que apresentem sintomas gripais em geral, também devem fazer uso do equipamento de proteção individual.
O prefeito, Jerri Meneghetti, ressaltou que a decisão foi tomada devido a atual situação epidemiológica no município e na região. “O número de casos ativos de Covid-19 no município, bem como a ausência de internações pela doença, nos permite a flexibilização, nesse momento, pela variação que tivemos a nível regional.”