Xi garante a Biden que China compartilha dever de contribuir para a paz mundial

Presidente chinês alertou que "relações entre os Estados não podem chegar ao confronto armado"

O presidente chinês, Xi Jinping, disse nesta sexta-feira que a China e os Estados Unidos devem “assumir responsabilidades internacionais” em uma ligação com o homólogo americano, Joe Biden, informou a televisão chinesa.

“Como membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU e como as duas maiores economias do mundo, cabe a nós não apenas orientar as relações sino-americanas no caminho certo, mas assumir nossas responsabilidades internacionais e trabalhar pela paz e tranquilidade no mundo”, disse Xi, citado pela CCTV. “A crise ucraniana não é algo que gostaríamos”, acrescentou.

A conversa durou cerca de duas horas. Ontem, Biden revelou a intenção de pedir ao líder chinês que se distancie do presidente Vladimir Putin, cujas tropas invadiram a Ucrânia em 24 de fevereiro. Desde então, a China evitou condenar a invasão russa e culpou a Otan pelo conflito.

Segundo um breve documento divulgado pela rede pública CCTV, o presidente chinês alertou que “as relações entre os Estados não podem chegar ao confronto armado”.

*Com informações da Agência France Presse (AFP)