Telefone de serviços 156 disponibiliza opções de denúncias e informações sobre a dengue

Novas funcionalidades fazem parte das ações da Prefeitura de Porto Alegre para evitar o surto da doença na cidade

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Foto: Samuel Maciel/CP Memória

Nesta sexta-feira(18), o cidadão de Porto Alegre encontra mais um canal para esclarecer suas dúvidas sobre a dengue. Através do serviço de telefone da Prefeitura Municipal, o já conhecido 156, será possível saber as diferenças entre os sintomas da doença transmitida pelo Aedes Aegypti e a Covid-19, por exemplo. No número de telefone também será possível realizar denúncias sobre possíveis focos de proliferação do mosquito.

Hoje já é possível acompanhar as áreas de risco para a doença através do site Onde está o Aedes? Já no Whatsapp do 156, que pode ser adicionado na plataforma pelo número (51) 3433-0156, a equipe da Unidade de Relacionamento com a Sociedade já solicitou a inclusão da opção 12, contendo esse link para acompanhar em tempo real o monitoramento das áreas de proliferação do mosquito na Capital.

De acordo com a coordenadora da Unidade de Relacionamento com a Sociedade da Secretaria de Transparência e Controladoria (SMTC), Adriana Gambino, duas das metas, que estão no plano de ação do órgão, já foram realizadas. “Com o assessoramento técnico da Procempa conseguimos dar destaque para o ícone “Dengue” nas páginas de abertura do site 156 web e do APP156+ POA. No APP, a versão já está disponível para Android e aguardando liberação para Apple”, acrescenta.

No atendimento via telefone, a ideia é incluir uma mensagem na Unidade de Resposta Audível (URA) inicial esclarecendo dúvidas sobre o tema. “O cidadão liga para o 156 e, antes de escolher a opção desejada, escuta uma mensagem sobre a importância de ações preventivas para evitar a proliferação do mosquito. Além da mensagem, está sendo criado o link “Dengue” no submenu da opção 6 (Solicitação para Saúde ou Vigilância Sanitária)”, pontua Adriana.